Vai viajar? Suspenda a TV e a internet e economize!

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Você sabia que é possível, nas férias, suspender os serviços de telefone fixo, internet, TV por assinatura, luz etc., e evitar aquele retorno desagradável para casa encontrando diversas contas na porta?

Esses serviços costumam ficar absolutamente sem uso durante os períodos em que a família viaja e, apesar de ser do conhecimento de poucos, é possível solicitar a suspensão.

Para aproveitar as férias em paz e realizar esse procedimento, é preferível que o período fora de casa seja longo, já que para maioria das interrupções é necessário que ela seja realizada pelo prazo mínimo de 30 dias.

Também é preciso tomar muito cuidado com a taxa cobrada pelas empresas pra realizarem a suspensão, já que em alguns casos acaba não compensando.

Para suspender a internet, telefone fixo e TV por assinatura a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) estabeleceu algumas regras, vamos a elas.

  • TV POR ASSINATURA:A suspensão do serviço tem que ser feita com 24 horas de antecedência pelo prazo mínimo de 30 dias e máximo de 120 dias, sendo permitida apenas uma vez a cada 12 meses. Não há cobrança de taxas.
  • TELEFONE FIXO E CELULAR:Aqui também é preciso pedir com 24h de antecedência. O prazo mínimo para suspensão é de 30 dias e máximo de 120 dias e só é permitido suspender uma vez a cada 12 meses. Também não há cobrança de taxas.
  • INTERNET:É preciso pedir com antecedência de 24 horas e a suspensão deve ser por no mínimo 30 dias e máximo 120 dias. Não há cobrança de taxas.

Importante ressaltar que para solicitar a suspensão de todos ou qualquer um desses serviços é essencial estar em dia com as contas, já que essa opção não está disponível para clientes inadimplentes.

Uma vez solicitada a suspensão, a empresa possui o prazo de 24 horas para efetuar o pedido.

Sendo assim, ao entrar em contato com a sua operadora e solicitar a interrupção é muito importante anotar o protocolo para caso haja alguma cobrança indevida dentro do período de suspensão.

Para água e luz é possível solicitar a suspensão também, mas é importante pensar bem, pois as operadoras costumam cobrar uma taxa para desligamento e religação.

Então, a não ser que a viagem seja por um longo período, provavelmente valha mais a pena pagar a taxa mínima desses serviços.

Neste caso vale mais aquele velho conselho, para evitar o consumo de energia é melhor tirar todos os eletrodomésticos da tomada antes de viajar. Este hábito, além de econômico, também pode prevenir eventuais acidentes com os aparelhos.

Vale lembrar que, nos casos das empresas de telecomunicações,elas são obrigadas a oferecer essa opção para o consumidor.

Caso haja alguma recusa injustificada, ou seja, se você estiver adimplente com todas as suas obrigações e requerer a suspensão dentro do prazo permitido, e mesmo assim a empresa negar, entre em contato com advogados para te auxiliar da melhor forma possível e garantir férias tranquilas pra você e sua família.

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